Muitos dos perfumes vendidos no Brasil vêm com uma data de vencimento definida. Mas esses produtos realmente vencem?

Perfume tem data de vencimento?

A resposta para a pergunta que intitula o artigo é: depende. O vencimento de um perfume é um fator que varia dependendo da composição química de cada essência e forma de armazenamento. Compostos químicos estão sujeitos a sofrer mudanças ao longo do tempo, resultado da exposição ao oxigênio, luz solar, calor, umidade, dentre outros fatores. Tais mudanças afetam perfumes de formas diferentes, tornando-os melhores ou piores com o tempo, dependendo da composição de cada um. Segundo especialistas, fragrâncias orientais com notas amadeiradas mais fortes tendem a ficar melhores com o tempo. Já aqueles com notas florais, verdes ou cítricos tendem a durar menos por serem mais leves e evaporarem mais rápido. Mas qual a diferença de tempo entre o vencimento de um ou outro? Não é possível dizer. Portanto a data de validade no lote não indica o real vencimento.

Data de validade para perfumes no Brasil

Produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes têm validade de 5 anos no Brasil. Essa é uma regra descrita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regulamenta a definição, classificação, requisitos técnicos e rotulagem de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Assim, a Agência define que a validade descrita nas embalagens de perfumes seja de cinco anos, mesmo que não haja provas de que aquela é a real validade do produto. A data pode ser revalidada por períodos iguais e sucessivos pela marca que comercializa o produto, ou seja, a data de validade pode ser alterada para mais cinco anos, caso a empresa assim deseje.

É claro que nem todas fazem isso, por isso é bem comum acharmos perfume sendo vendidos com data de vencimento para daqui a alguns meses, ou, em alguns casos, que já venceram! Na verdade eles não venceram, apenas passaram da data inserida pela ANVISA na embalagem.